Mine


.

Reflexões

No País da corrupção e do Carnaval


Os valores morais e éticos da sociedade contemporânea sempre foram discutíveis. Por séculos, as mulheres deixaram ser tratadas como escravas pelos homens, e praticamente não tinham lugar na sociedade. Muito menos o controle da própria vida. Agressões físicas e morais sempre as acompanharam de perto.


Com o passar do tempo, as mulheres foram descobrindo seu real valor, e perceberam que não era preciso se submeter às vontades masculinas. Assim começou uma árdua luta rumo á conquista do seu espaço na sociedade. Hoje, elas finalmente mostraram ao mundo do que são capazes. Governam países, administram empresas, e ocupam outros cargos importantes.


No Brasil, o maior símbolo dessa luta foi a criação da lei Maria da Penha: “ Uma lei que considera todo tipo de violência doméstica uma violação dos direitos humanos.” Porém, isso não funciona. Afinal, estamos no Brasil. O país da corrupção e do Carnaval, onde há omissão da polícia e conivência da mulher.


Entretanto, a lei não é falha. Um país não pode viver só de leis. É necessário fazê-las valer. Quem sabe, nas próximas gerações, isso aconteça. E, finalmente, nossa sociedade extermine esses valores éticos e morais tão deturpados?


Tágore Cavalcante - 1° Ano do Ensino Médio do colégio de Saint Germain